Introdução

A Federação Portuguesa de Aeronáutica criou a Comissão Portuguesa de Vôo Acrobático no sentido de dinamizar esta especialidade do vôo com ou sem motor dado tratar-se duma actividade de grande espectacularidade, capaz de atrair grandes massas humanas, ter impacto directo na economia local das pequenas localidades e potencial pólo de atracção dos mais novos para a aviação civil e militar.

A acrobacia aérea é uma actividade que se pratica utilizando aeronaves com motor ou sem motor especialmente adaptadas. É uma actividade perfeitamente codificada, como a patinagem artística ou a ginástica, com reportórios de figuras perfeitamente definidas e catalogadas (diagramas Aresti) pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), que com uma formação progressiva e sólida da parte dos concorrentes e dos juízes e instrutores permite que este desporto se desenrole com toda a segurança.

Os concorrentes em competição voam três sequências de manobras acrobáticas, uma sequência conhecida, uma estilo livre e outra desconhecida. Cada uma destas sequências é composta dum conjunto de manobras extraído dum catalogo de figuras permitidas (Catálogo FAI).

A sequência é voada num espaço cúbico, perfeitamente definido e marcado no terreno de acordo com as normas FAI.

O voo é julgado por juízes que se encontram no solo. Os critérios de julgamento são específicos para cada figura. Segundo uma escala (entre 0 e 10), que é multiplicada pelo coeficiente de dificuldade de cada figura, dando a pontuação parcial, que será somada a outras pontuações da sequência pré determinada.

Para se exercer a função de juiz é necessário frequentar um curso específico e obter experiência num certo número de competições desportivas.

Para se manter a licença de juiz válida é necessário revalidar através de um exame e ter julgado um número mínimo de competições anualmente.

 

Um voo acrobático na vida de um piloto de acrobacia aérea desportiva

Na acrobacia aérea desportiva o órgão regulador é a Comissão Internacional de Voo Acrobático, que depende da Federação Aeronáutica Internacional.

As categorias são de acordo com a experiência , elementar, desportiva, intermédia, avançada e ilimitada.

As provas são no mínimo normalmente constituídas por três programas de voo : Programa conhecido, todos o conhecem no principio do ano, programa livre , de acordo com a visão de cada piloto, e desconhecido que será distribuído horas antes da prova e que não pode ser treinado. Também se voa os 4 minutos livres na classe mais alta, a ilimitada.

A categoria ilimitada e avançada tem o seu campeonato europeu e mundial todos os anos, marcado pela CIVA. As outras categorias têm campeonatos nacionais.

…Depois dos treinos oficiais onde o piloto tem a possibilidade de utilizar a caixa acrobática, para fazer o seu programa conhecido, caixa marcada no terreno com um kilometro cúbico, durante 15 minutos, haverá um sorteio para saber quem voará primeiro dentro de cada categoria …

Há hora marcada o piloto deverá estar já no avião devidamente equipado com o motor a trabalhar devidamente quente e testado pronto para receber indicação do Starter para descolar e dirigir-se à caixa onde vai executar o seu programa.

… os juízes, que numa prova FAI serão os que fazem parte da lista internacional , já estão na sua posição , 750 m do centro da caixa e no eixo perpendicular ao eixo de voo.

O piloto concorrente sobe normalmente para 500 m para fazer uma passagem de apresentação onde executa uma ou duas manobras que não pertençam ao programa , normalmente um humpty bump e um tonneaux em dois tempos. Estas manobras permitem ao piloto avaliar se tudo está bem e ao juiz avaliar também se tudo está bem com o piloto.

Após apresentação subirá para a altitude de inicio de prova , normalmemte próximo dos 1000m. O avião entrará então na caixa no eixo longitudinal, face ao vento e depois de oscilar as asas três vezes, para sinalizar o início, começará o seu programa.

Por exemplo numa prova da categoria “desportiva”, típica, teremos em sequência : um looping depois uma subida a 45º com meio toneaux, mantendo 45º invertidos depois executa-se uma descida à vertical com a devida recuperação.

Já no sentido oposto seguir-se-á um immelmann , ou seja meio looping e meio tonneaux no topo.

Após esta figura faz-se uma volta acrobática de 90º com inclinação superior a 60º, desacelera-se para fazer uma vrille de uma volta e um quarto. Recupera-se do voo picado nivelando para depois subir a 45º fazendo um tonneaux completo, mantendo-se a linha de subida nos 45º.

Nivela-se e inicia-se o reversement que é um meio tonneuax e meio looping. Com a velocidade de saída desta figura inicia-se um meio oito cubano invertido que é três quartos de looping seguidos por meio tonneaux a quatro tempos e mantendo algum tempo a descida a 45º.

A seguir sobe-se à vertical para executar um stall turn que é uma das figuras mas delicadas embora não pareça dado os efeitos giroscópicos e aerodinâmicos que se manifestam. Sobe-se à vertical até quase à velocidade zero e antes do avião cair de cauda roda-se no plano vertical 180º ficando o avião na posição vertical mas descendo.

Após a recuperação desta figura nivela-se faz-se um oito cubano completo com meios tonneaux , depois uma meia volta acrobática e um tonneaux também a dois tempos. Oscilam-se então as asas três vezes para informar o júri que a prova terminou.

O júri durante esta prova que não passa de um ballet aéreo, avaliou o posicionamento, a graciosidade, o ritmo da execução do avião na caixa, as altitudes de segurança as direcções os ângulos das linhas, as paragens das rotações em torno dos eixos longitudinal, lateral e vertical do avião e as saídas da caixa, penalizando cada uma das irregularidades com uma pontuação aprovada internacionalmente. Cada figura vale uma pontuação de acordo com o catálogo de figuras Aresti, piloto acrobático espanhol que o criou e que foi adoptado pela CIVA , pontuação esta que multiplicada por um factor máximo de dez, que vai subtraindo função da penalização, dará a pontuação da figura que se somará às outras.

Ganhará quem conseguir mais pontos…

Após a saída de caixa deste concorrente outro entrará de acordo com a lista sorteada.

Os outros programas serão já voados função da ordem inversa das classificações.