Prezados Aviadores
A temática da Segurança de Voo é um alicerce da nossa modalidade. A cultura de Segurança de Voo deverá estar sempre presente na nossa acção decisional relacionada com o voo.
A nossa própria integridade física e a de terceiros, em voo e à superfície, bem como a estabilidade dos nossos familiares e amigos, depende da nossa atitude adequada e da tomada de decisões sensatas, prudentes e defensivas.
A elevada auto-estima, tão característica em todos nós, levar-nos-á a acreditar que o acidente sempre nos passará ao lado… Falso credo! Quem o afirma são as estatísticas e os especialistas em Factores Humanos relacionados com incidentes e acidentes em aviação. Haverá também factores estruturais, regulamentares e de enquadramento.
A recorrência de incidentes e acidentes em aviação é transversal aos âmbitos civil e militar e abrange todos os sectores, desde o profissional ao de lazer. Não é dependente do peso da aeronave… Antes, depende da consciencialização de cada interveniente de que o erro existe [errar é humano] e da sua preparação para o gerir.
Esta temática tem sido abordada, em diversos artigos, na Revista da Associação.
Saiba mais sobre este evento: