Comissão Portuguesa de Voo Acrobático (Secção 6 - FAI )

Esta Comissão foi formada em 2002 e pretende desenvolver esta modalidade desportiva em Portugal à semelhança do que acontece em maior parte dos países desenvolvidos.

Como nota, o primeiro campeonato de acrobacia desportiva realizou-se em 1920, em Paris, onde teve como países participantes, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Checoslováquia, Itália e Portugal.

O mais notável acrobata desportivo foi o Piloto Aviador Plácido de Abreu.

Esta comissão tem desenvolvido inúmeros contactos com diversas entidades aeronáuticas, nomeadamente os Aero Clubes federados, INAC, Comissão Espanhola de Voo Acrobático e outras.

Realizou em 2004 um curso de juízes de voo acrobático tendo como orientador o piloto / treinador internacional Vytautas Lapenas ex-campeão da URSS e da Europa sendo o actual treinador da equipa nacional de acrobacia de Espanha.

Na perspectiva de criar massa critica e envolver de forma pedagógica todos os intervenientes (Juízes, Pilotos, Organizadores e outros ) a Comissão entre outras actividades desenvolveu :

Em 2005 apoiou 6 pilotos na participação da Copa Triangular de Vôo Acrobático, CTVA, prova Espanhola, com três mangas, Igualada, Évora e Casarubias, estimulando assim a actividade nacional, tendo como resultado um 1º lugar na CTVA na categoria elementar, (Fernando Ruas).

Em 2006 apoiou participação de pilotos portugueses às provas da CTVA em Espanha, (Rekena, Córdoba e La Cerdanya), tendo obtido, em Córdoba, um 2ª lugar (Massimo Spiga) e 4º lugar (Carlos Gorjão) na categoria desportiva e um 2º lugar na categoria avançada, (José Horta). Com a participação em Rekena na categoria desportiva obteve-se o 4º lugar no campeonato, (Carlos Gorjão).

Em 2007 realizou o 1º Campeonato Nacional de Voo acrobático em Santa Cruz, com a participação de 7 pilotos nas categorias elementar e desportiva. Ao nível nacional Carlos Gorjão ganhou a categoria desportiva e Pedro Dias a categoria elementar. Massimo Spiga, piloto italiano, ganhou o open.
Apoiou a presença de dois pilotos nas provas da Copa Triangular de voo acrobático em Évora e Jaca (Espanha). Massimo Spiga, 3º lugar na categoria desportiva em Évora e António Ideias 1º em Évora e Jaca , na categoria avançada tendo se sagrado campeão da Copa Triangular de Voo Acrobático nesta categoria.

Em 2008 pretende esta comissão continuar o trabalho já desenvolvido através do seguinte programa:

- Realizar o Campeonato nacional de voo acrobático, Troféu Plácido de Abreu.
- Apoiar a realização de um curso de aperfeiçoamento de voo acrobático.
- Realizar curso de aperfeiçoamento de juízes.
- Apoiar participação às provas da modalidade na península ibérica, Copa Triangular de Voo Acrobático.
- Apoiar participação no campeonato do mundo de voo acrobático categoria avançada nos EUA.
- Apoiar a aprofundar o relacionamento com as entidades aeronáuticas nacionais, aeroclubes e organizações similares estrangeiras de forma a consolidar esta actividade de voo em Portugal.

Esta modalidade dispõe já o seu regulamento da actividade de voo acrobático desportivo de acordo com a FAI/CIVA.