Actividade da Commissão, 2004, 2005 e 2006

Comissão Portuguesa de Voo Acrobático (Secção 6 - FAI)

Esta Comissão foi formada em 2002 e pretende desenvolver esta modalidade desportiva em Portugal à semelhança do que acontece em maior parte dos países desenvolvidos.

Como nota, esta modalidade desde o primeiro campeonato de acrobacia desportiva em 1920, em Paris, onde teve como países participantes, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Checoslováquia, Itália e Portugal, não teve em Portugal qualquer actividade desde aí.

O mais notável acrobata desportivo foi o Piloto Aviador Plácido de Abreu.

Esta comissão tem desenvolvido inúmeros contactos com diversas entidades aeronáuticas, nomeadamente os Aero Clubes federados, INAC, Comissão Espanhola de Voo Acrobático e outras.

Realizou em 2004 um curso de juízes de voo acrobático tendo como orientador o piloto / treinador internacional Vytautas Lapenas ex-campeão da URSS e da Europa sendo o actual piloto da equipa da Lituânia/treinador das equipas nacionais de acrobacia de Espanha, Itália e Lituânia.

Pretende continuar a divulgação desta actividade desportiva junto dos Aero Clubes federados, através de acções directas, site da FPA ( www.fpaero.pt ) e revistas do sector aeronáutico como a Revista do Ar, Take Off, Sirius, jornais desportivos e outros meios de comunicação.

Tem já o regulamento da actividade de voo acrobático desportivo de acordo com a FAI/CIVA. O modelo seguido é similar ao da Federação Espanhola. A autoridade aeronáutica nacional INAC publicou recentemente uma CIA que orienta a actividade de voo acrobático, no que diz respeito às autorizações e prática do voo acrobático.

Na perspectiva de criar massa critica e envolver de forma pedagógica todos os intervenientes (Juízes, Pilotos, Organizadores e outros ) a Comissão em 2005 desenvolveu o seguinte programa:

  • Curso básico de voo acrobático, realizado em Setembro pela empresa Aerobática.
  • Apoiou 6 pilotos na participação da Copa Triangular de Vôo acrobático, prova Espanhola, com três mangas, Igualada, Évora e Casarubias, estimulando assim a actividade nacional, tendo como resultado um primeiro lugar absoluto na categoria. Esta comissão motivou entidades no domínio aeronáutico a trazer esse ano esta prova a Portugal, tornando-se isso realidade através da Aeropress com a colaboração do Hangar 13.
  • Aperfeiçoamento dos juízes de voo acrobático formados em 2004, utilizando as provas anteriormente referidas.
  • Desenvolveu contactos com as organizações competentes nacionais e estrangeiras tendo estado presente nas três provas da Copa Triangular de Voo Acrobático, Igualada, Évora e Casarubias e no Campeonato do Mundo de acrobacia aérea 2005 em Burgos.

Em 2006 desenvolveu-se de acordo com o plano preconizado a seguinte actividade:

  1. Dinamizou a realização de um curso de aperfeiçoamento de voo acrobático para os pilotos portugueses participantes na Copa Triangular de Voo Acrobático do ano anterior, decorrendo este na Lituânia.
  2. Apoiou participação de pilotos portugueses às provas da Copa Triangular de Voo Acrobático em Espanha, ( Rekena, Córdoba e La Cerdanya ), tendo obtido, em Córdoba, um 2ª e 4º lugar na categoria desportiva e um 2º lugar na categoria avançada. Na sequência da participação na 3ª prova obteve-se o 4º lugar como resultado final na categoria desportiva.
  3. Continuou o aperfeiçoamento dos juízes existentes tendo para isso estado presente com juízes em treino na prova da referida Copa em La Cerdanya.
  4. Aprofundou o relacionamento com as entidades aeronáuticas nacionais, aeroclubes e organizações similares estrangeiras de forma a consolidar esta actividade de voo em Portugal.

Em 2007 pretende esta comissão continuar o trabalho já desenvolvido através de programa a divulgar oportunamente.