Caros amigos

A Comissão Portuguesa de Voo Acrobático tem vindo a desenvolver esforços no sentido de organizar uma prova de vôo acrobático de âmbito nacional e que seria o primeiro Campeonato de Portugal de Vôo Acrobático.

A realização desta prova enquadrada pela Federação Portuguesa de Aeronáutica, terá que estar de acordo com o que está prescrito na FAI / CIVA.

Para isso existe neste momento o Regulamento de Voo Acrobático da FPA / CPVA, (vêr www.fpaero.pt , regulamentos).

No entanto a marcação de uma prova desportiva desta natureza, passa pela aprovação do INAC.

A comissão, do INAC, que estuda a regulamentação de provas desta natureza já regula a actividade de Air Show acrobático, mas a vertente acrobacia desportiva está ainda em estudo. Esta comissão não tem nada a vêr com aspectos desportivos, que competem à Federação, mas sim de segurança e nomeadamente licenciamento.

A CPVA considera que não será oportuno, realizar prova nacional sem que haja uma plataforma FPA/CIVA e INAC estabelecida e um protocolo disponível.

Na sequência do exposto e no sentido de continuarmos o nosso percurso, a CPVA decidiu:

  • Organizar um estágio de aperfeiçoamento de vôo acrobático desportivo, orientado para provas FAI, na escola de vôo acrobático do Vytas Lapenas, em Iskra na Lituânia, em data a combinar entre 15 e 30 de Setembro.

    Como foi já divulgado trata-se de um curso que inclue 10 horas de vôo em YAK52, durante 10 a 12 dias, com o custo de 300 Euros por hora. Alojamento e refeições nas instalações da escola com o custo de 50 Euros por dia. Está limitado a quatro pilotos.

    Inscrições estarão abertas até 21 de Agosto e serão consideradas as primeiras quatro inscrições.

    Os requisitos necessários será ter frequentado o curso de iniciação ao vôo acrobático organizado pela CPVA em 2005 , Licença PPA válida, parte médica válida, e licença desportiva para 2006, que inclue seguro.

  • Organizar curso de iniciação ao vôo acrobático, com a colaboração da Aerobática. Terá a duração de 5 horas , decorrerá em Tires, e será em data acordar (ainda 2006)

    Inscrições abertas para pilotos detentores de PPA, e licença desportiva. Para detalhes relativamente a custos agradecemos contacto (indicado abaixo).

  • Incorporar a prova nacional na Copa Triangular Espanhola, contando para o Campeonato de Portugal ,que realiza uma das suas três mangas em Córdoba , dia 6,7 e 8 de Outubro. http://www.copatriangular.com/index.htm .

    No que respeita ao avião para a prova em Espanha alugar-se-á em Espanha um YAK52 ou um Pitts em Portugal ou Espanha.

Contactos: Carlos Gorjão / +351 963025680 / carlos.gorjao@netcabo.pt / geral@fpaero.pt